Segurança do Trabalho

Centraliza informações de saúde e segurança do trabalho, como exames médicos, acidentes e condições de risco, promovendo maior controle, transparência e conformidade com a legislação trabalhista.

Identifica, avalia e controla riscos ocupacionais, promovendo ambientes de trabalho seguros. Inclui inventário de riscos e plano de ação, sendo essencial para prevenir acidentes e atender à legislação.

Visa monitorar a saúde dos trabalhadores por meio de exames médicos periódicos, promovendo prevenção, diagnóstico precoce e controle de doenças ocupacionais nas empresas.

Documento que avalia agentes nocivos no ambiente laboral, servindo de base para aposentadoria especial e cumprimento das exigências da Previdência Social.

Determina a existência de atividades insalubres ou perigosas, orientando pagamento de adicionais legais conforme os riscos identificados no ambiente de trabalho.

São instruções escritas fornecidas aos trabalhadores, com orientações claras sobre segurança, riscos e medidas preventivas específicas para cada atividade desenvolvida.

Documento que reúne informações laborais, ambientais e médicas do trabalhador, utilizado para comprovar exposição a riscos e requerer benefícios previdenciários.

* APR - Análise Preliminar Riscos

* PT - Permissão de Trabalho

* IR - Inventário de Riscos

* LTCAT retroativo para aposentadoria especial

* PPP retroativo para aposentadoria especial

* PGRSS - Plano de Gestão de Resíduos para Serviço de Saúde

* LAUDOS ERGONÔMICOS

* PPR - Programa Proteção Respiratória

* PERÍCIAS TRABALHISTAS/JUDICIAIS

* MAPA DE RISCOS

* PMOC - Ar Condicionado

* PROJETO de RENOVAÇÃO de AR

* AVALIAÇÕES QUANTITATIVAS DE RISCOS - Ruído - Temperatura - Vibração de Corpo - Poeiras Sílicas em suspensão

* PROJETOS DE ESTRUTURAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

> Linha de Vida - > Guarda Corpo - > Bandeja - > Fechamento de Vão

* ADEQUAÇÕES em INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

> Área de Vivência - > Projeto Elétrico - > Projeto de Aterramento - > Dimensionamento de REFEITÓRIOS, VESTIÁRIOS e BANHEIROS

* PPCI para INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

* PGR-CC - Plano para Gestão de Resíduos na Construção Civil

* PCMAT - PGR NR18

* PCA - Programa de Conservação Auditiva

* PPR  PLANO PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

* POP - Procedimento Operacional Padrão

* NR13 - LAUDO DE COMPRESSOR

* APR Máquinas

* Plano de Manutenção de Máquinas

* Check List Máquinas

* AVALIAÇÃO depreciação máquinas e equipamentos

* RJ - Recuperação Judicial - Laudo Avaliação depreciação

* LAUDOS DE QUEBRA DE FRUTAS

* LAUDO de Supressão Vegetal

sobre

A segurança do trabalho é uma área da saúde ocupacional que tem como objetivo principal prevenir acidentes e doenças no ambiente laboral, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para os trabalhadores. Ela envolve o conjunto de normas, medidas técnicas, médicas e educacionais adotadas para proteger a integridade física e mental dos colaboradores durante a execução de suas atividades.

A atuação em segurança do trabalho inclui a identificação de riscos, análise de ambientes, implementação de medidas preventivas, treinamentos, elaboração de documentos como o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) e a APR (Análise Preliminar de Riscos), além do cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs) estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.

Profissionais como engenheiros e técnicos de segurança do trabalho são responsáveis por fiscalizar as condições dos locais de trabalho, orientar sobre o uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e coletivos, investigar acidentes e propor melhorias contínuas nos processos.

Investir em segurança do trabalho reduz custos com afastamentos, indenizações e multas, além de aumentar a produtividade, o bem-estar dos funcionários e a imagem da empresa. Mais do que uma exigência legal, é uma prática ética que valoriza a vida e a dignidade do trabalhador.